Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

25 de junho de 2013

Se eu fosse querido: Gonçalves Dias


Se eu fosse querido dum rosto formoso
Se um peito extremoso – pudesse encontrar,
E uns lábios macios, que expiram amores
E abrandam as dores – pudesse beijar;

A tantos encantos minh’alma rendida,
Votara-lhe a vida – que Deus me quis dar;
Constante a seu lado, seus sonhos divinos
Aos sons dos meus hinos – quisera embalar.

Depois, quando a morte viesse impiedosa
Da amante extremosa – meus dias privar,
De funda saudade minha alma rendida
De tão dolorida iria quedar.


Gonçalves Dias
Brasil 1823-1864
photo by Google

Sem comentários: