Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

6 de julho de 2022

Walter Raleigh: O pastor apaixonado por seu amor


Venha viver comigo e seja meu amor;
E nós todos os prazeres provaremos
Que colinas e vales, vales e campos,
Bosques ou montanhas íngremes produzem.

E nós sentaremos sobre as rochas,
Vendo os pastores alimentando seus rebanhos
Por rios rasos em cujas cachoeiras
pássaros melodiosos cantam madrigais.

E te farei canteiros de rosas,
E mil ramalhetes perfumados;
Um chapéu de flores e um kirtle
bordado com folhas de murta;

Um vestido feito da mais fina lã
que arrancamos de nossos lindos cordeiros;
Lindas sapatilhas de linéd para o frio,
Com fivelas do mais puro ouro;

Um cinto de palha e botões de hera,
Com fechos de coral e botões de âmbar:
E, se esses prazeres te moverem,
Venha viver comigo, e seja meu amor.

Os jovens pastores dançarão e cantarão
Para o teu deleite em cada manhã de maio:
Se essas delícias tua mente se pode mover,
então viva comigo e seja meu amor.



Walter Raleigh
Reino Unido, 1552-1618
photo by Google

Sem comentários: