Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

30 de novembro de 2014

Ildásio Tavares: In Extremis


Quando eu morrer e reverter ao chão,
     não profiram discursos nem louvores:
     se acaso tive glória ou tive amores,
     não sepultem o passado em meu caixão.
Não quero missa, prece ou oração;
    nem sufoquem meu corpo sob flores;
     não levem ao cemitério pranto ou dores,
     quer seja de saudade ou de paixão.
Recitem versos, cantem melodia-
     não fui senão poeta em minha vida,
     girando dentro de mim qual caracol.
Terei mais luz no derradeiro dia
     um cruel esplendor na despedida:
     poesia enchendo o tumulo de sol.


Ildásio Tavares
Brasil (Gongogi) 1940
            (Salvador) 2010
in Antologia de Poetas Brasileiros
Seleção: Mariazinha Congílio
Editor: Universitária Editora
photo by google
     

Sem comentários: