Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

8 de setembro de 2012

Retalhos Casuais: Lívia Tucci

Quando inteira pelo fogo,
sem ser verão, sem ser estio,
vasculho os sonhos na hora incerta,
no nascer do corpo, no nascer do cio.
Em carícias, em regaços,
fecho o alvo doce e assisto,
em passos lentos, aos teus passos,
ruir a desordem da matéria,
quente e lassa,
nas células, o sobrevôo das ternas libelulas.
Quando danço refeita,
depois da festa, depois do riso,
quando o cheiro, o traço, as vértebras,
de todas as palavras, os versos,
em suma, o resumo para um novo livro.


Recomponho em cacos e versículos,
as manhãs que traças em minhas fendas,
quando o sangue da tua carne prevalece,
quando a boca seca-te o poço, trêmula.
Sábia, em noites crescentes,
me abro em concha estelar...
E é sempre, quando na chuva,
minada me derreter...
Será sempre quando
frágil me inundar,
aí então, só tu
Vais me entender,
                me acolher
                          e me secar.

Lívia Tucci                                         in O Avesso do Cristal
(Brasil 1955)






Sem comentários: