Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

22 de março de 2015

Victor Hugo: O Sultão Achemet

A Joana, a Granadina,
Sempre cantante e ladina,
Disse o sultão com ardor:
― Eu daria sem favor
O meu reino por Medina
Medina por teu amor.

Faz-te cristão, rei sublime!
Pois não é bom que se afirme
O prazer ter encontrado
Nos braços de um debochado.
Não quero fazer um crime:
Já me basta um pecado.

Com as pérolas cuja graça,
Minha rainha, realça
Do teu colo o branquear,
Eu farei por te agradar,
Se quiseres que eu faça
Rosário do teu colar.    




Victor Hugo
França (Besançon) 1802-1885
in Poemas
Editor Assirio & Alvim

photo by Google

Sem comentários: