Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

4 de julho de 2013

Não sei Marilia, que tenho: Tomás António Gonzaga


Não sei, Marília, que tenho,
depois que vi o teu rosto,
pois quanto não é Marília
já não posso ver com gosto.
Noutra idade me alegrava,
até quando conversava
com o mais rude vaqueiro:
hoje, ó bela, me aborrece
inda o trato lisonjeiro
do mais discreto pastor.
       Que efeitos são os que sinto?
       Serão efeitos de amor?

Saio da minha cabana
sem reparar no que faço;
busco o sítio aonde moras,
suspendo de fronte o passo.
Fito os olhos na janela;
aonde, Marília bela,
tu chegas ao fim do dia;
se alguém passa e te saúda,
bem que seja cortesia,
se acende na face a cor.
       Que efeitos são s que sinto?
       Serão efeitos de amor?


Tomás António Gonzaga
Portugal 1744-1817
in Obras completas vol.1
photo by Google

Sem comentários: