Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

25 de maio de 2015

Romance: Joana da Gama


Onde acharei sofrimento
para vida tão penada?
não me deixa meu tormento
com a dor desesperada;

tem-me feito tanto dano
que me tem a alma chagada;
no meio do coração
tristeza aposentada;

não lhe posso fugir, não,
que comigo vai pegada;
têm-me as potências somadas
que me não servem de nada;

nenhuma cousa de gosto
em mim pode ter entrada;
se alguma hora prazer vejo

faz-me ser mais enojada;
mil gritos dão meus sentidos
quando eu estou calada.


Joana da Gama
(Portugal 1520?-1586)
in Os dias do Amor
photo by Google















Sem comentários: