Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

11 de janeiro de 2012

Quem me dera que eu fosse um berço: Quadras populares portuguesas

Quem me dera que eu fosse um berço
E tu uma criancinha...
Só p`ra poder embalar
A tua vida e a minha!...
(Beatriz Arnut  – Cantando Sempre)

Lágrimas são irmãzinhas
Sempre andam de duas a duas,
Quando as tu choras, as minhas
Vão logo beijar as tuas...
(Augusto Gil  – O craveiro da janela)
                                                              
Esta noite à meia-noite,
Ouvi um belo cantar;
Cuidei que era o meu amor;
Era a sereia do mar.
(João Sarabando – Cancioneiro de Aveiro)

                                               É lindo o sino da aldeia
                                               Quando bate com ardor;
                                               Tal qual o meu coração
                                               Quando vejo o meu amor.
                                                               (Padre Reinaldo de Matos-
                                                               Cancioneiro da Ria de Aveiro)

Quando vejo a minha amada
Parece que o sol nasceu;
Cantai, cantai alvorada
Ó avezinhas do céu.

                                         A rosa que tu me deste
                                         Peguei-lhe mudou de cor;
                                         Tornou-se de azul celeste
                                         Como o céu do nosso amor.
                                                       (João de Deus – Campo de Flores)

Quadras populares Portuguesas

Sem comentários: