Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

8 de junho de 2013

Contemplei a tua lua : Ibn "Ammar


Contemplei a tua lua naquela noite
e obtive a tua fertilidade
em tempo de secura.
Ah, quando a nuvem do teu afecto regava o meu pátio,
e o fazia prosperar,
e a terra do meu jardim estremecia!
E, por uma conduta que mudou a minha conduta;
sem dúvida, se não fosse pelas tuas faces
que deslizam sobre mim
tal como a água sobre o verde ramo,
não juntaria o pássaro do amor à árvore do ódio,
e não protegeria o elogio
da rubra reprimenda.
Mas aludirei ao desdém mencionando a lealdade,
e contentar-me-ei com a lonjura depois de ter estado
perto, e se me chegasse um vento gelado do teu céu,
exclamaria “Ó frescor da brisa sobre o meu coração!”


Ibn “Ammar
(Al-Ândalus 1031-1086)
in Os dias do Amor
photo by Google

Sem comentários: