Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

13 de maio de 2022

Castro Alves, Boa Noite



Boa Noite

Boa noite, Maria! Eu vou-me embora,
A lua nas janelas bate em cheio.
Boa noite Maria, É tarde... é tarde...
Não me apertes assim contra teu seio.

Boa noite!... E tu dizes: - Boa noite.
Mas não digas assim por entre beijos...
Mas não mo digas descobrindo o peito,
- Mar de amor onde vagam meus desejos.

Julieta do céu! Ouve... a calhandra
Já rumoreja o canto da matina.
Tu dizes que eu menti?... pois foi mentira...
- Quem cantou foi teu hálito, divina!

Se a estrela-d'alva os derradeiros raios
Derramo nos jardins do Capuleto,
Eu direi, me esquecendo d'alvorada:
«É noite ainda em teu cabelo preto...»

É noite ainda! Brilha na cambraia
- Desmanchado o roupão, a espádua nua - 
O globo de teu peito entre os arminhos
Como entre as névoas se balouça a lua...

É noite, pois! Durmamos, Julieta!
Recende a alcova ao trescalar das flores.
Fechemos sobre nós estas cortinas...
- São as asas do arcanjo dos amores.

A frouxa luz da alabastrina lâmpada
Lambe voluptuosa os teus contornos...
Oh! Deixa-me aquecer teus pés divinos
Ao doido afago de meus lábios mornos.

Mulher do meu amor! Quando aos meus beijos
Treme tua alma, como a lira ao vento,
Das teclas de teu seio que harmonias,
Que escalas de suspiros, bebo atento!

Ai! Canta a cavatina do delírio,
Ri, suspira, soluça, anseia e chora...
Marion! Marion!...É noite ainda
Que importa os raios de uma nova aurora?!...

Como um negro e sombrio firmamento,
Sobre mim desenrola teu cabelo...
- Boa noite! - formosa Consuelo!...


Castro Alves
Brasil (Bahia) 1847-1871
in Antologia da Poesia Erótica Brasileira
Editor: Lua de Papel
photo by Google

Sem comentários: