Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

3 de junho de 2022

Anónimo: Bolina

 

Anda gente pelos bondes
Sem poder nem virar,
Porque grita certa moça:
Este homem quer bolinar!

Anda a gente pensativa
Sem poder acomodar-se
Esperando a toda a hora
O instante de bolinar-se.

Uma vez ia num bonde
Dona Nica satisfeita,
Quando diz pra sua mãe:
Bolinam para a direita!

-- Pois então, ó minha filha,
Muda já de direção:
-- Não se pode, pois a esquerda
Me bolina um bilontrão!

Ouvindo isso mãe Gertrudes,
Dá gritos dilacerantes,
Exclamando em voz bem forte:
Senhora dos Navegantes!

Mãe Gertrudes ia num bonde
A falar com seu Armando,
Quando a filha ao lado grita:
-- Mamãe, 'stão me bolinando.

Uma vez, era bem tarde,
Quando eu ia me deitar,
Eis que ouço uma voz dizer:
Olhe, querem bolinar.

Logo corro pressuroso,
Me dirijo ao tal lugar,
E outra vez ouço dizer:
Olhe, querem bolinar.

Espantado, atrapalhado,
Sem poder a causa achar,
Por ter sido um mandachuva
Quem falava em bolinar.

Ora vejam, meus senhores.
Pra que a tal cerveja dá,
Um cachaça já me fez
Andar daqui pra acolá.

Diz-se mesmo com recato,
A qualquer bela menina,
Não haver um desacato
Nunca antes da bolina.

Aos queridos da bolina
Aqui venho eu saudar,
Não viajeis pelos bondes
A não ser pra bolinar.


Anónimo
Brasil
photo by Google


Sem comentários: