Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

5 de junho de 2022

Anónimo: A mulata cor de jambo


Derreto-me, babo-me todo
Pela mulata cor de jambo;
Se a vejo, não me acomodo
Té fico das pernas bambo!

E, então ela me ousa
Um terno olhar despedir,
Fico eu qual mariposa,
Estou em chama a cair!

Tem tal feitiço a mulata,´
É tão grata a sua cor,
Qu'ão vê-la, fica em cascata
Minha testa, com o suor!...

Se ela diz-me: -- «yôyô,
Gosto munto di vossê;»--
Enlevado às nuvens vou,
Caio na terra de pé!

Se arrasta o chinelinho
da cidade pelas ruas,
Não sossego um instantinho,
Lá ando nas águas suas!

Inda se vejo ela ir
se mexendo, e a gingar;
Fico eu quase a dormir,
Vou pra casa me deitar.
 
Um dia, como, não sei;
Ela caiu-me nas unhas,
Gritou logo: -- Aqui del-rei,
Tomou suas testemunhas!

Tive por fim de largá-la
Pra não ir para o chilindró;
Mas vivo sempre a chorá-la,
pela mulata tenho dó!

Derreto-me, babo-me todo
Pela mulata cor de jambo;
Se a vejo, não me acomodo
Té fico das pernas bambo!




Anónimo
Brasil
photo by Google

Sem comentários: