Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

11 de março de 2013

INTERLÚDIO: Aurelio Arturo


Na cama pela manhã sonhando acordado,
através das horas do dia, ouro ou névoa,
errante pela cidade ou perante a mesa de trabalho,
ou de meus pensamentos em reverente curva?

Ouvindo-te de longe, ainda de extremo a extremo,
ouvindo-te como uma chuva invisível, uma geada.
Sentindo-se nas tuas últimas palavras, alta,
sempre no fundo dos meus actos, dos meus signos cordiais
dos meus gestos, meus silêncios, minhas palavras e pausas.

Através das horas do dia, da noite
- a noite avara pagando o dia cêntimo a cêntimo -
nos dias que um após o outro são vida, a vida
com as tuas palavras, alta as tuas palavras, cheias de orvalho,
ó tu que recolhes na tua mão a planura de borboletas.

Na cama pela manhã através das horas,
melodia, quase uma luz que nunca é súbita,
com o teu ademane gentil, com a tua graça amorosa,
ó tu que recolhes nos teus ombros um céu de pombas.


Aurelio Arturo
(Colombia 1906-1974)
in Um Pais Que Sonha "cem anos poesia colombiana"

Sem comentários: