Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

29 de março de 2013

Nesta vida apenas quero solidão: Ibn Sâlih Ash-Shantamarî

nesta vida apenas quero solidão
para nela verter meu pranto
confiando-me ao segredo do teu amor.
em redor de nós dois há olhos e ouvidos
dos quais é forçoso ocultar minha paixão
quando me encontro contigo:
assim te preservo - és minha vida! -
por temor que te ponham apartada
e meus olhos possam não mais te ver.
aviso-te e, se não fosse meu pudor,
minhas lágrimas sobre ti derramaria.

na mais luminosa noite
repouso ao corpo não dei
e de meus olhos o sono
nessa noite eu apartei:
aos brincos dela as argolas
dos tornozelos juntei.


Ibn Sâlih Ash-Shantamarî
(Luso-Árabe Séc. XII
in Adalberto Alves
"O meu coração é Árabe"

Sem comentários: