Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

20 de abril de 2014

Miguel Torga: Naufrágio





















Ando há dois anos para conseguir
aquilo que consegui da outra amada
em duas horas!
A outra, nem sei porquê,
encheu-me de prazer sem lho pedir…
E tu choras!...

Porque, até hoje, só duas mulheres
entraram na minha vida!
Ah! mas a Outra, mal a desejei,
fez que me desejou,
fez que me fez feliz,
e tanto,
que até a dona de casa
nos invejou…

Mas um dia
a minha voz natural
falou-me doutra maneira…
E eu ouvi-me
a chamar uma donzela
verdadeira
que me tocava por Lei…
Ouvi-me
a gritar que foi por Ela
que vim à terra
e fiquei…

Era a virgem!
A Virgem que te peço desde o dia
que te encontrei!...
Mas tu és tão estranha e metafísica,
que vejo que me enganei…


Miguel Torga
Portugal (Vila Real) 1907-1995
in O outro livro de Job
Editor: Coimbra Editora
photo by Google


Sem comentários: