Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

5 de maio de 2013

Depois da morte : Christina Georgina Rossetti





































As cortinas estavam meio corridas, o chão varrido
       Semeado de juncos, rosmaninho e primaveras
       espessos deitados sobre a cama em que me deito.
Pelas gelosias trepavam as sombras das heras.

Inclinou-se sobre mim, pensando que eu dormia
       E não o ouviria, mas ouvi-o dizer:
       " Pobre criança, pobre criança! " e ao afastar-se
Caíu um silêncio profundo, e percebi que chorava.

Não tocou na mortallha, não levantou a dobra
       Que me escondia a cara, nem pegou na minha mão,
           Ou me ajeitou as almofadas macias para a cabeça
              Não me amou viva, mas uma vez morta
                Teve piedade de mim. E é muito doce
Sabê-lo ainda caloroso embora estando eu fria.


Christina Georgina Rossetti
(England 1830-1894)
in Os Pré-Rafaelitas "Antologia Poética"
photo by Google

Sem comentários: