Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

30 de abril de 2013

A Cíntia : Propércio



Agora sei como é terrivel
a solidão das longas noites,
ouvindo só nos meus ouvidos
das próprias queixas o  rumor.

Feliz aquele a quem consentem
Chorar ao pé da sua amiga,
pois o Amor é complacente
perante as lágrimas vertidas.

Feliz o amante desdenhado
que vai em busca de outro fogo:
inda que volte a ser escravo
só por mudar teve consolo.

Mas eu a mais ninguém me dou.
Só este laço é que eu aceito:
foi Cíntia  o meu primeiro amor,
Cíntia será o derradeiro!

Propércio
(Roma Séc. I a. c.)
in Os dias do Amor
trad. David Mourão Ferreira



Sem comentários: