Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

21 de abril de 2013

Desaterro : Miguel Torga

Não te posso mentir: o teu desenho é feio;
E a minha assinatura
Só ia sem receio
Para a bonita altura
da curva do teu seio...

Mas tens o corpo são, moreno e forte,
Com promessas no rosto  na bacia;
E a sorte
Quando te fez assim morena e forte,
Lá pensou no que fazia!...

Eu, que sonhei contigo certa noite
Em que tudo aconteceu,
Digo, sinceramente:
O teu corpo é rijo e quente
E amoldou-se ao meu...

Porém,
Deus não me fez Poeta e D. João
Para ser pai.
O meu amor é raro e nunca vai
Confirmar as palavras de ninguém...
Amo a estéril mulher loira e criança
Que joga a minha vida e a minha herança...
... E tu só podes ser Mãe!...


Miguel Torga
(Portugal 1907-1995)
in Poesia Completa






Sem comentários: