Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

15 de abril de 2013

Ocorre-me à memória onde eu a vi primeiro: Juan Boscán

Ocorre-me à memória
onde eu a vi primeiro,
e o lugar onde principiei a amá-la;
e nasce-me tal glória
de ver como lhe quero,
que é melhor que o vê-la, o contemplá-la.
Na contemplação cala
minha alma um gozo estranho.
Penso que a estou olhando;
depois, a mim tornando,
faz-me sofrer ter sido breve o engano.
Não peço outra alegria
que enganar minha triste fantasia.


Juan Boscán
(Espanha 1487-1542)
in Antologia da Poesia Espanhola
Siglo de Oro (Renascimento)

Sem comentários: