Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

19 de abril de 2013

Mensagem : Miguel Torga
















Agora, que eu dei provas de humildade
Cantando o teu corpo velho,
Agora, que te beijei,
Que me despi no teu quarto,
Agora
Não ouças a minha voz
Porque não falo contigo...
É como a Outra de sempre,
  - Aquela sem vocação
(Como eu)
Para dizer o que sente,
Para fazer o que quer...
Agora, as minhas palavras
São para essa mulher...

Nada de novo, Amada: como dantes
Entrego-me à primeira que me chama,
Durmo com ela as horas do contrato
E dou-lhe um beijo de tréguas
À despedida...
Depois... vem outra aprender
Esta legenda sabida...

Só para o teu corpo eu não teria beijos!
Se viesses,
Seria tanto o desespero, ou tanta a calma,
Que uma palavra nesta minha boca
Nem viria do corpo
Nem da alma!


Miguel Torga
(Portugal 1907-1995)
in Poesia Completa







Sem comentários: