Carta de apresentação


O SECRETO MILAGRE DA POESIA

Sentimo-nos bem com seu contacto.
Disertamos sobre as suas maravilhas.
Auscultamos pequenas portas do seu mistério
e chegamos a perder-nos com prazer
no remoínho do seu interior.
Apercebemo-nos das suas fragilidades e manipulações.
Da sua extrema leveza.
Do silêncio de sangue e da sua banalização.

Excerto

in Rosa do Mundo

15 de abril de 2013

Se um coração de um verdadeiro amante: Juan Boscán

Se um coração de um verdadeiro amante,
e um contínuo morrer pra contemplar-vos,
e um estender minha alma em desejar-vos,
um retrair-me se vós estais diante;
e se um penar com um sofrer constante,
satisfeito e contente com olhar-vos,
e um derramar meus passos pra buscar-vos,
perguntando por vós a cada instante;
e se um ter meu discurso preparado,
e ao falar-vos, sem mais, logo turbar-me,
com grande desvario e impedimento:
os acidentes são que hão-de levar-me
a morrer pronto, por todos olhado,
a culpa é vossa e meu o sofrimento.


Juan Boscán
(Espanha 1487-1542)
in Antologia da Poesia Espanhola
Siglo de Oro (Renascimento)

Sem comentários: